O Arquivo de Retorno é gerado diariamente pelo Banco e contém todas as informações referentes às ocorrências do dia anterior (liquidações, protesto, entradas confirmadas, entradas em cartórios, etc). O Arquivo de Retorno será disponibilizado pelo Banco e deverá ser salvo na máquina do usuário que irá realizar a importação no Sistema Odin.
Dúvida
Como importar um Arquivo de Retorno do Banco no Sistema Odin?
Como resolver
- Acesse o menu: Financeiro/ Contas a Receber/ Gerenciamento de Contas a Receber.
- Clique no botão "Ret. Banco".
- Caso tenha mais de um Banco cadastrado, abrirá uma tela com a lista dos bancos. Selecione o banco que deseja importar o Arquivo de Retorno e clique em "OK".
- Selecione o arquivo que o Banco retornou. Caso o sistema não abra automaticamente a tela para seleção, clique no botão "Abrir".
- Verifique a leitura do arquivo na tela e clique no botão "Confirmar".
- Caso tenha alguma Duplicata no arquivo que foi quitado o sistema levará as mesmas para a tela de Gerenciamento de Contas a Receber já marcada para baixa. Confira os dados da Baixa e informe os dados para Baixa (Data de Pagamento, Efetivação, Banco, Forma de Pagamento e Conta).
- O sistema identifica se a Duplicata foi Paga no banco de acordo com a informação do campo "Mensagem".
- Para confirmar a baixa clique no botão "Baixar".
- Todas as mensagens de retorno do Banco ficaram gravadas no Cadastro da Duplicata.
Menu: Financeiro / Contas a Receber / Duplicata, aba "Retorno Banco"
IMPORTANTE: A configuração dos valores de Despesas, Tarifas e outras Taxas do Banco devem ser configuradas no momento da implantação, pois o acerto com o Banco poderá variar.