É a contagem dos produtos armazenados na empresa ou armazenados externamente, mas que pertence à empresa, com o objetivo de conferir se essas informações do sistema de gestão está de fato correto. Ou seja, se a sua empresa realmente possui o estoque que acredita possuir. 


    Para que o processo seja bem-sucedido, é importante que tenha um conhecimento detalhado e correto do estoque, pois uma falha ou esquecimento na hora de dar baixa nos materiais pode ser capaz de comprometer a gestão do estoque.


    O controle de estoque é indispensável, para que não falte produtos ou tenha produtos em excesso no estoque. Um inventário organizado trará diversos benefícios para a empresa, como reduzir os custos e evitar desperdícios, pois saber quantificar os produtos existentes evita compras desnecessárias, uma vez que os pedidos são realizados de acordo com a demanda. Além disso, se torna muito mais fácil descobrir furtos e extravios. Outra questão importante do inventário é atender requisitos da legislação.


    Outro fato a se definir, é a periodicidade que sua empresa fará o inventário, podendo ser semanal, mensal, bimestral, semestral, anual, etc.


    Depois que concluir o inventário de estoque e possuir em mãos os dados dos seus produtos e materiais, cruze as informações com o sistema. Dessa forma você poderá identificar falhas no controle e manterá as informações de estoque atualizadas para sua equipe se planejar com segurança.