As informações que o Sistema Odin gerencia são possivelmente mais valiosas que os computadores que as armazenam, por isto é muito importante que a sua empresa tenha uma cópia de segurança (backup) destes dados.

Para ter tranquilidade, em caso de necessidade de recuperação dos dados do Sistema Odin, verifique se a sua política de backup atende os itens abaixo:

  • Os dados do Sistema Odin precisam ser exportados para um arquivo “dmp” todos os dias e copiados para uma pasta de backup. O arquivo “dmp” é um arquivo texto com uma cópia dos dados armazenados pelo Sistema Odin. Lembre-se, garantir e verificar que este arquivo está sendo gerado é sua responsabilidade. Se necessário, solicite ao nosso suporte, sempre que achares necessário, para que seja verificado se este arquivo está sendo gerado. Na instalação do Sistema Odin, sempre que possível, a West deixa configurada a exportação automática deste arquivo, mas manutenções realizadas por terceiros podem desabilitar esta exportação. Sempre que o servidor for reinstalado ou substituído, esta rotina precisa ser reinstalada. Nem sempre a exportação automática é possível de ser implementada devido a questões de configuração do próprio micro, por isto é importante verificar se a exportação está sendo feita, mesmo que manualmente. 
  • Copie todos os dias (ou semanalmente) o arquivo “dmp” para um CD, DVD, pen drive, fita DAT, etc. É muito importante que os arquivos de backup sejam copiados para fora do servidor, pois se o disco do micro queimar ou se o micro for roubado ou destruído, esta cópia ficará inacessível. 
  • Mantenha cópias semanais dos dados (se possível diárias) fora da empresa. Se o servidor apresentar problemas graves a quantidade de dados a serem redigitadas no Sistema Odin dependerá diretamente do tempo que se passou desde o último backup. 
  • Tente manter o seu Windows atualizado (Windows Update) e livre de vírus. 

 

Se a sua empresa tiver um backup atualizado, a recuperação dos dados em caso de pane catastrófica será relativamente tranquila. Se não houver um backup atualizado poderão ser perdidas informações armazenadas em vários dias de utilização do Sistema Odin. 

A tentativa de recuperação de dados de arquivos ou discos danificados NÃO é garantida e geralmente é longa, trabalhosa e cara para o cliente. Por isto, garanta o funcionamento do seu backup. 

Solicitações de verificação dos itens acima (quando possível) podem ser realizadas como suporte ao Sistema Odin, dentro das horas de suporte contratadas ou como solicitação avulsa. 

 

Em caso de dúvida, entre em contato com o nosso suporte.