O Gravador de Passos é uma ferramenta do Windows que registra cada clique do mouse e gera um passo a passo de tudo que foi feito em uma espécie de tutorial.

Essa ferramenta pode ajudar na criação de artigos ou até mesmo gravar um erro que ocorre no sistema.

 

Observações

  • O Gravador de Passos não grava texto que você digite (como uma senha), mas grava as teclas de função e atalho. 
  • Alguns programas, como um jogo em tela inteira, talvez não sejam capturados com precisão.

 

Para gravar e salvar os passos no seu computador

  1. Para abrir o Gravador de Passos, selecione o botão Iniciar e Acessórios do Windows > Gravador de Passos (no Windows 10) ou Acessórios > Gravador de Passos para a Reprodução de Problemas (no Windows 7 ou Windows 8.1).
  2. Selecione Iniciar Gravação.
  3. Siga os passos para reproduzir o problema que você está tentando diagnosticar. Você pode pausar e retomar a gravação a qualquer momento.
  4. (Opcional) Conforme você grava, selecione Adicionar Comentário, use o mouse para selecionar a parte da tela que você deseja comentar, digite seu comentário e selecione OK.
  5. Quando terminar, selecione Parar Gravação.
  6. Examine a gravação dos passos que você seguiu a fim de garantir que ela apresenta o que você quer mostrar. Selecione Salvar, dê um nome ao arquivo. zip, escolha um local para salvá-lo e selecione Salvar. Agora você pode anexar e enviar esse arquivo. zip para a pessoa que o está ajudando a solucionar o problema em seu computador. Ele pode ser exibido em qualquer navegador da Web.

 

Para ajustar as configurações

  1. No Gravador de Passos, selecione a seta para baixo ao lado do botão Ajuda e Configurações.
  2. Você pode alterar o seguinte:
  • Local de saída. Se você não quiser receber uma solicitação para fornecer um local e o nome do arquivo toda vez que salvar um arquivo, selecione Procurar para definir um nome de arquivo e local padrão.
  • Habilitar a captura de tela. Selecione Não se você não deseja capturar telas. Por exemplo, caso haja informações pessoais na tela que você não deseja compartilhar. O aplicativo ainda gravará uma descrição de texto de seus passos.
  • Número de capturas de tela recentes a armazenar. O valor padrão é 25 telas. Portanto, se você precisar gravar mais do que isso, aumente esse número.

Observação

Todas as configurações que você ajustar aqui são temporárias. Elas retornam ao padrão quando você fecha e reabre o programa.