Implantação dos Recursos de Integração Bancária com o Sistema Odin.

A implantação dos recursos de Integração Bancária (Arquivo de Remessa e Retorno) junto com o Sistema Odin, consiste em três passos básicos: 

1°) Preenchimento do formulário com os dados do Convênio junto ao Banco para configuração destes dados no Sistema Odin; Etapa realizada pelo cliente.

Nome do Banco / Código do Banco (EX: Banco do Brasil / 001)

 

Layout Padrão  (240 ou 400 ) posições. 

 

Código do cedente, contrato ou convênio (código de cadastro da empresa junto ao banco, geralmente indicado apenas um deles)

 

 

Agência (Número da agência com dígito verificador que irá emitir os boletos / gerar arquivo de remessa)

 

Conta (Número da conta com dígito verificador que irá emitir os boletos / gerar arquivo de remessa)

 

Carteira (Carteira de cobrança utilizada pelo cliente junto ao banco)

 

Juros (% ao mês)

 

Multa (% a ser cobrado após o vencimento)

 

Protesto (Protesto automático da duplicata, caso sim, indicar o número de dias no campo abaixo)

 

Número de dias para protesto (número de dias após o vencimento para a duplicata ir a protesto)

 

Emissão do Boleto (Boleto será emitido pela empresa ou pelo Banco?)

 

Tipo de cobrança (Cobrança Simples, Descontada, Vinculada etc.)

 

Nome/Razão Social (Razão Social da empresa conforme cadastrada no Banco)

 

2°) Configuração inicial dos dados fornecidos pelo Banco no Sistema Odin;  Etapa realizada pela Setor de Implantação.

3°) Etapa de homologação das informações. Nesta fase, com todos os dados já configurados no Sistema Odin, inicia-se a validação dos layouts e dos dados fornecidos pelo cliente no formulário preenchido. O Banco então irá verificar se o Boleto impresso e/ou o Arquivo de Remessa são válidos ou necessitam de algum tipo de alteração para se encaixar nas normas do Banco e então habilitar a empresa a fazer uso dos recursos integrados ao Sistema. Etapa realizada pelo cliente junto ao banco, com apoio do Setor de Implantação. 

IMPORTANTE: O tempo consumido no processo de validação é bastante variável, podendo levar dias ou semanas, uma vez que envolve troca de informações entre o Banco, a Empresa e o Sistema. 

Sugerimos iniciar o processo de validação com antecedência para evitar transtornos. Não envie os arquivos em produção antes da homologação com o Banco.


Procedimentos de Homologação 

A homologação bancária é um procedimento que varia de uma Instituição Bancária para outra. Neste procedimento normalmente é necessário enviar os arquivos (Boletos e Arquivos de Remessa) para o Banco realizar a validação dos dados contidos nestes arquivos, retornando se encontrarem alguma inconsistência. 

No caso de localização de inconsistência, o Banco retorna (via e-mail, por padrão) para o cliente os acertos necessários a 

serem executados para a nova etapa de homologação e fica no aguardo dos novos arquivos para validação. 

Uma vez aprovado pelo banco o layout do(s) arquivo(s), é registrado na Instituição Bancária que o cliente está habilitado a 

fazer uso desta nova modalidade de cobrança, liberando o uso destes recursos por parte do cliente. 


Procedimento de solicitação de Implantação de nova Carteira

1º) Caso não tenha contratado o módulo "Integração Bancária de Envio", envie e-mail para comercial@odin.com.br para contratação do mesmo.

2º) Para realizar a configuração de nova carteira, envie e-mail para julio@odin.com.br com as informações do Formulário já preenchidas. Após, um consultor de Implantação entrará em contato para realizar a configuração do Arquivo de Remessa. 


Baixar Formulário: