1. Origem das informações para emissão de Nota Fiscal


As informações serão originadas das notas de compras. No Sistema Odin, para emissão de nota de saída, estes dados podem vir de forma automática ou serem preenchidos manualmente.


1.1 Dados da nota de compra



Quando o fornecedor informar o ICMS-ST Retido, ao importar o documento, os dados serão gravados na aba Itens, nos respectivos campos.

Caso o registro do documento não seja realizado através de importação de XML, os dados podem ser informados manualmente nos campos.




Os dados informados na nota de compra irão automaticamente para tela Cadastro / Fiscal / Valores Retidos de Substituição Tributária vinculados ao Item.




1.2 Dados do ICMS-ST posterior ao registro da nota de compra


    Caso não tenha os dados posterior ao registro do documento na tela de Entrada de Nota Fiscal, ou de recolhimento guia de ICMS-ST, poderá informar para o Item diretamente na tela Cadastro / Fiscal / Valores Retidos de Substituição Tributária.




2. Indicação da Finalidade da Operação



Para o ICMS-ST Retido, que é informada a "tag indfinal = 0" para emissão de notas fiscais a "Não Consumidor Final", por padrão, será identificado pela combinação da informação da CST 60 ou CSON 500 e Inscrição Estadual de Contribuinte do ICMS. 

A informação da CST podem vir: Natureza de Operação Próprio, Cadastro de Classificação Fiscal – NCM e Pedido.


Ao informar o checkbox Contribuinte ICMS ao lado da Inscrição Estadual, o sistema identificará que é Não Consumidor Final para o ICMS-ST Retido.




3. Preenchimento das informações para emissão de Nota Fiscal com CST 60 ou CSON 500


3.1 Pedido


    No pedido, para identificar os valores de ICMS-ST Retido (Não Consumidor Final), acesse o Menu: Comercial/Pedidoaba Itens do Pedido ao lado do botão "Item" opção "Impostos CST60, 500...". 


3.2 Ordem de Serviço


Na Ordem de Serviço, para identificar os valores de ICMS-ST Retido (Não Consumidor Final), acesse o Menu: Assistência / Ordem de Serviço – OS, aba dos itens, no botão “Ações” opção “Impostos CST 60/500...". 


3.3 Impostos CST 60,500...


Ao acessar os "Impostos CST 60, 500...", serão exibidos no grupo do ICMS-ST Retido os valores que irão para as tags do XML: vBCSTRet, pST, vICMSSubstituto, vICMSSTRet, vBCFCPSTRet, pFCPSTRet e vFCPSTRet.



4. Exibição no XML

Com o preenchimento das informações do grupo do ICMS-ST Retido, as tags do XML serão exibidas conforme imagem abaixo.


 


Obs.: Neste exemplo não havia a informação referente aos dados FCPSTRet, vBCFCPSTRet e pFCPSTRet, pois não constava na nota de entrada.



Referência