Controle de Adiantamento


O Controle adiantamento no Sistema Odin é feito através do código do agente, isto é, ao realizar um adiantamento e após realizar a baixa de um título o sistema irá verificar se existe saldo de algum adiantamento para sugerir na baixa.


  1. Inserção de Adiantamento


Para inserir adiantamentos acesse o menu: Financeiro/Contas a Pagar/Título

O processo de cadastro de adiantamento é o mesmo utilizado para inserção de título manual, o que irá mudar é o Tipo que deverá ser do tipo "3-Adiantamento".

Ao realizar o adiantamento o usuário já deve realizar a baixa do mesmo, sendo que a baixa deve ser contra a conta do banco que o valor esta saindo.



  1. Consulta do Saldo do Adiantamento


No cadastro do título é possível verificar o saldo do status do adiantamento clicando no botão “Status do Adiantamento”, ao clicar neste botão o sistema abrirá uma tela com a relação de todos débitos e créditos relacionados ao adiantamento e o saldo. 


  1. Baixa por Adiantamento


A baixa do adiantamento deve ser feita no momento que for realizar o adiantamento propriamente dito. Para realizar a baixa das contas utilizando o adiantamento, siga os passos abaixo:

  1. Insira todas as notas de despesas;

  2. Selecione as notas de despesas e clique no botão “Baixar”;

  3. O sistema apresentará uma mensagem informando que existe adiantamento para o agente. Para utilizar o adiantamento na baixa clique em “Sim”.

  4. Após abrirá uma tela de “Baixa de Título por adiantamento”, onde deve ser informado os dados de baixa e clicar no botão “Baixar Conta”.


Na tela de “Baixa de Título” o sistema mostrará o valor do saldo do adiantamento e na coluna “Baixar” mostrará o valor do título. O usuário poderá definir o valor que será utilizado de cada adiantamento para quitação do título.

Banco: Informe o nome de um “banco”, por padrão deverá ser a empresa que fez o adiantamento.

Forma de Pagto: Informe a forma de pagamento “Adiantamento”

Conta: Informe a conta de adiantamento. Neste momento, não deve ser informado a conta do banco e sim uma conta transitória de adiantamento.

Após informar os dados da baixa clique no botão “Baixar Conta”.




  1. Cancelamento do Saldo do Adiantamento

O cancelamento do saldo do adiantamento deve ser utilizado quando o saldo for devolvido para empresa. Ao realizar o cancelamento do saldo do adiantamento o sistema irá gerar um contas a receber com o valor do Saldo. Ao excluir o contas a receber vinculado ao adiantamento o sistema irá devolver o saldo para o adiantamento.

Exemplo: O adiantamento abaixo tem R$ 200,00 de saldo. Ao clicar no botão “Cancelar Saldo Adiant” o sistema irá gerar um Contas a Receber para o agente 1507 neste valor.