O que é o Módulo de Licitação?


    A Licitação é um procedimento administrativo no qual se estabelecem as contratações de serviços e aquisições de produtos por entes da Administração Pública, que busca a obtenção das propostas mais vantajosas e justas. Visto isso, o módulo de licitação no sistema tem como objetivo fornecer uma melhor maneira de monitorar os itens que são disponibilizados para as licitações, permitindo maneiras dinâmicas de análise de informações dos produtos que vencerem ou perderem em cada proposta, além de manter um histórico completo dos preços oferecidos e permitir gerar o pedido dos itens selecionados.



Parâmetro:


Para que seja possível utilizar o módulo de licitação, é necessário que esteja ativo no sistema o parâmetro “ODIN_LICITACAO”.


Licitação


    Menu: Licitação / Licitação


  Na aba "Cadastro" os campos da "Licitação" são referente às informações da própria licitação, devendo-se preencher informações como o N° do edital e do processo, além das datas mais relevantes. 

O campo "Faturamento" deve ser preenchido com atenção, pois suas informações serão utilizadas para a geração de pedidos através da licitação. 

O campo de "Status" compreende as seguintes informações:

  • Status: Diz respeito ao andamento da solicitação, partindo desde o período de aguardar o edital até a finalização do processo;
  • Modalidade: Refere-se ao tipo de licitação, como ela irá ocorrer;
  • Tipo: Qual o critério utilizado, está descrito no edital;
  • Órgão de Origem: Qual a origem da licitação, se é de alguma esfera pública ou empresa privada;
  • Local: O local onde será realizada, podendo ser físico ou digital;
  • Obs. Cadastráveis: Observações pré-definidas que podem ser cadastradas previamente.


     

Na aba “Itens da Licitação”  são inseridos todos os itens da licitação.

Os campos do item específicos do módulo de licitação são os seguintes:

Cód no edital: Código utilizado no edital da licitação para referenciar o item;

Vencido: Pode ser preenchido com "SIM" ou "NÃO" para saber em quais itens foi-se vitorioso;

Valor Ganhador: Preenche-se o valor que venceu a licitação, tendo vencido ou não

Ganhador: Preenchido o vencedor da licitação, caso tenha sido outra empresa


Os campos de Amostra no item dizem respeito à amostra que deve ser enviada ao vencer a licitação, estes devem ser preenchidos com as seguintes informações:


Amostra: Preenchido com "SIM" ou "NÃO", dizendo se a amostra deve ou não ser enviada

Amostra OK: Informa se a amostra foi, ou não, enviada

Prazo de Entrega: Prazo para o envio da amostra

Observação: Quaisquer outras informações relevantes


Nos itens da Licitação é possivel inserir em outra unidade de medida, baseado na conversão de unidade. 

Na impressão da Licitação serão aparesentados os dados das colunas "Un Licitação", "Qtd Licitação" e "Valor Licitação".



    O campo "Histórico do Valor" apresenta todas as alterações de valores que já ocorreram para um determinado item naquela licitação, indicando também a data e o usuário de rede que a alterou. Veja o exemplo abaixo:



     

    A tela da aba "Ata e Contrato", em específico, serve para salvar informações relativas ao contrato proveniente da licitação.



Gerando o pedido


    Na tela da Licitação há a possibilidade de gerar o Pedido através dos itens cadastrados. Para utilizar a função você deve clicar no botão "Gerar Pedido", conforme indicado na imagem abaixo:



Feito isso, o sistema abrirá uma nova tela, onde você terá a opção de gerar um pedido com todos os itens da licitação, ao clicar na opção "Total"; ou então gerar um pedido parcial, preenchendo as quantidades de cada item e selecionando a opção "Solicitado".



Acompanhamento de Licitação

    

Menu: Licitação / Acompanhamento de Licitação


Através da tela de "Acompanhamento de Licitação" é possível verificar, simultaneamente, todas as licitações do sistema. Nesta, também é possível utilizar filtros para analisar as licitações através das abas "Licitação", "Agente", "Localização" e "Item". Ademais, você pode visualizar a licitação dando um clique duplo na linha, ou então clicando no botão "Licitação", no canto superior esquerdo.



Cadastros Específicos da Licitação

Local da Licitação


   Na tela de cadastro do Local, através do Menu: Licitação / Cadastro / Local da Licitação é possível cadastrar locais físicos, preenchendo com o endereço do local, e endereços digitais, caso a licitação ocorre de forma não presencial.



Observações Cadastráveis


    Através do Menu: Licitação / Cadastro / Observações Cadastráveis, pode-se realizar o cadastro das observações que servem para observações que são utilizadas de forma recorrente e que podem ser pré-definidas dentro do sistema.