Este módulo tem a finalidade de permitir o acompanhamento das Previsões Orçamentárias e suas realizações, tanto das Contas a Pagas quanto a Receber.

    

    Orçamento Financeiro

 

    O acesso a tela é pelo Menu: Financeiro / Orçamento Financeiro

 

 

A Tela de Orçamento Financeiro pode variar de acordo com as configurações

 

  • ORCAMENTO_POR CENTRO_CUSTO – Desdobrar os valores por Centro de Custo?

                Padrão: "N"

                Quando "S": Apresenta na tela uma seleção por Centro de Custo, permitindo lançar e avaliar o realizado por Centro de Custo, além de todas as outras possibilidades.

                Quando "N": Não apresenta a Seleção de Centro de Custo

  •  ORCAMENTO_EXIBE_DEPARTAMENTO - Desdobrar os valores por Departamento?  

                Padrão: "N"

                Quando "S": Apresenta na tela uma seleção por Departamento permitindo lançar e avaliar o realizado por Departamento, além de todas as outras possibilidades.

                Quando "N": Não apresenta a Seleção de Departamento

  • ORCAMENTO_REALIZ_USA_FLUXO - O Realizado é baseado no Movimento de Caixa?

                Padrão: "N"

                Quando "S": O Realizado é baseado nos valores de Movimentação de Caixa, utilizando a configuração da data do parâmetro ORCAMENTO_REALIZ_USA_FLUXO_LANCAMENTO como referência para apropriação nos dias.

  • ORCAMENTO_REALIZ_USA_FLUXO_LANCAMENTO - Data referencia para apropriação dos Contas a             Pagar e Receber.

                Quando “S”:  Data de Lançamento

                Quando “E”:  Data de Efetivação

                Quando “N”: Data de Pagamento

                Quando “D”: Data de Efetivação

  • ORCAMENTO_REALIZ_USA_FLUXO_SO_BAIXADOS - Valor Default para o Checkbox "Contas Baixadas".

                Quando "S". Traz por padrão a opção marcada, isto é, somente as contas baixadas

                Quando "N". Traz por padrão a opção desmarcada, isto é, todas as contas.



Dados do Orçamento


Esta faixa apresenta as informações do Orçamento, que são:

  • Número Interno
  • Nome do Orçamento
  • Ano Inicial e Final – Normalmente o mesmo
  • Padrão – Quando este campo estiver definido com "S" (marcado), este Orçamento será utilizado para controle dos valores. Se este campo for "N" (desmarcado), este Orçamento será apenas uma visão para projeções. Deve existir pelo menos um Orçamento com "S" para o ano, e o Sistema não aceita dois Orçamentos com "S" para o mesmo ano.

 

Opções de Seleção

 

Mês


Permite selecionar o Mês que se deseja avaliar ou informar os dados. As setas de navegação superior permite alterar o Ano, mas somente quando o Orçamento tiver Ano Inicial e Final diferentes (veja acima em Dados). Pode ser selecionado apenas um mês ou todos.

 

 

 

 

 

 

 

   

Empresa

Quando sistema estiver configurado para MultiEmpresa, esta seleção ficará disponível. Durante a Edição dos Dados, a opção de seleção por empresa mudará, permitindo escolher apenas uma.

 

 

Departamento

Permite a seleção de Departamento. Pode ser selecionada mais de uma opção.

 

 



Centro de Custo

Permite a seleção de Centro de Custo (quando configurado). Pode ser selecionada mais de uma opção.

 

 

 

No Grid Principal serão apresentados os Planos de Conta em Ordem de Hierarquia. Existem alguns filtros que serão vistos mais abaixo.

Ao lado dos planos de Conta serão apresentadas algumas colunas, que Irão variar conforme as seleções e filtros definidos.

 

  

Busca


Por Plano de Contas

Este recurso permite localizar os Planos de Conta. Ele buscará os Planos pelo nome que contenha o texto informado. E busca será sequencial, buscando a próxima ocorrência do ponto onde o Grid está selecionado. Ela também é Circular, o que significa que ao chegar a última ocorrência, voltará ao inicio da lista. A busca se dará apenas nos Planos de Conta que estão disponíveis conforme os Filtros. Se por exemplo estivermos vendo apenas os Débitos, a busca não localizará Planos de Conta configurados como Crédito.

 

Configurações Especiais

Este componente permite filtrar ou apresentar informações em formato diferente.

 

Só com Valor: Mostrará apenas os Planos de Conta que tenham algum valor definido.

 

Até Nível: Permite definir o Nível de Detalhamento do Plano que se deseja trabalhar. O Nível 1 é o nível mais básico, sendo normalmente de Contas como Despesas, Receitas, etc. O Nível 2 é o detalhamento do Nível 1 e assim sucessivamente.


Por Semana: Disponível apenas quando algum Mês estiver selecionado. Quando o Mês é selecionado, o Grid apresenta as informações por Dia. Ao selecionar esta opção, o Grid apresenta as informações agrupadas por Semana, dentro do mês, isso significa que a primeira semana será a soma do primeiro dia do mês até o primeiro domingo, e as próximas de segunda até domingo, sendo a última da segunda até o último dia do mês.


Data Realizado: Permite filtrar os dados por data de Lançamento, Efetivação, Pagamento ou Emissão.

 

Opções Receita, Despesas e Todos: Permite filtrar os Planos por Receita, Despesa ou Todas. Normalmente o sistema inicial com a opção Despesa selecionada.

 

Opção Previsto: Apresenta as informações dos valores Previstos. Valores que foram lançados manualmente no Orçamento Financeiro.

Opção de Realizado: Apresenta as informações dos valores Realizados. Estes valores podem variar conforme explicado acima, podendo ter como base as Ordens de Compra ou o Movimento de Caixa. 

 

Opção Todos (Previstos e Realizados): Apresenta as informações dos valores Realizados. Estes valores podem variar conforme explicado acima, podendo ter como base as Ordens de Compra ou o Movimento de Caixa. Apresenta também as informações dos valores Previstos e a Diferença entre o Previsto e o Realizado, e um Percentual entre o Previsto e o Realizado.

Caso não queira ver as colunas de "Saldo e %", desmarque na opção dos filtros o checkbox "Mostrar Saldo e %".


Contas Baixadas: Se marcado, apresentará somente as contas quitadas, caso desmarcado trará todos (baixadas e em aberto).


Mostrar Filtros Inativos (Centro de Custo e Departamento): Mostrará os Centro de Custo e Departamentos que estão inativos em seu cadastro. Para melhor desempenho do sistema não é apresentado os CC e Departamentos inativos. Caso tenha um grande volume de dados, está opção por demorar.

 

Botões barra Padrão

 

Cria uma Planilha com as informações que constam no Grid. Para gerar uma segunda planilha, a primeira deverá ter sido fechada no Excel.

 

 


Gera um e-mail com os dados da tela, no e-mail é anexado um arquivo XML que permite abrir no Excel.

Pré-requisito: Ter um programa de e-mail configurado no estação (Ex: Outlook ou thunderbird).




O botão Ações abre um Menu, que no momento da elaboração deste manual contém as opções:

Copia Realizado: Altera as informações dos Previstos com as Informações Realizadas. Para utilizar esta opção, é necessário ter marcado antes a opção "Com Realizado". Todos os valores Realizados serão copiados para os Valores Previstos. Obs: Foi criada para uso em situações bem específicas. Cuidado para utilizar está opção.


Reajuste: A opção de Reajuste poderá ser utilizada somente para Orçamento onde a opção "Padrão" estiver desmarcada. O Reajuste será aplicado somente para as contas previstas. Neste caso, marque nos filtros somente os "Previstos".

Ao clicar na opção "Reajuste" será mostrada as opções de "% Aumento" e "%Redução", informe o % que deseja reajustar e clique no botão "Aplicar". Após aplicado o reajuste não será possivel desfaze-lo.


 

Menu que aparece ao clicar no Grid com o botão direito do mouse


Para todas as opções deste menu, o Grid deverá estar no modo de apresentação dos Valores Realizados, isso é, com o "Com Realizados" marcado, conforme descrito acima.

 

Copiar para Previsto: Copia o valor do Realizado para o Previsto. Idem a opção de menu descrita mais acima, com a diferença de executar a cópia apenas para a célula selecionada.


Mostrar Lançamentos: Apresenta a Origem do valor Realizado na Célula selecionada, de acordo com a configuração de filtros atual. O sistema poderá apresentar dados das Ordens de Compra ou do Movimento de Caixa de acordo com a configuração do Orçamento.

 

Informações Importantes


Os lançamentos podem ser feitos em qualquer nível da Árvore do Plano de Contas, desde o nível Raiz até o nível Folha. Quando é feito em um lançamento em um nível qualquer e outro lançamento em um nível mais baixo daquele ramo, isso é, em um nível mais analítico do primeiro, o sistema desconsidera o lançamento no nível mais alto. Isso acontece porque o valor do nível mais alto será gerado pela soma dos níveis mais baixos, e poderia gerar conflito de valores.