Onde:

Menu: Arquivo/Adminstrador/Grupos

O que é isso?

Os grupos de usuários são formas mais práticas de disponibilizar uma série de permissões para vários usuários ao mesmo tempo. Você pode criar um grupo com as permissões de determinado setor ou função de sua empresa que, ao adicionar um usuário ao grupo, automaticamente serão disponibilizados estes acessos para ele.


O que são os subgrupos?

Os grupos podem ser divididos em grupos menores de permissões, o que possibilita que você habilite funções básicas no grupo e divida funções mais específicas de alguns usuários nos subgrupos. Dessa forma você pode habilitar as funções básicas de um determinador setor para o grupo principal e dividir as demais permissões criando sub-grupos com os usuários.

 

Onde criar?

Menu: Arquivo/Administrador/Grupos

 

Como criar?

Na tela de grupos clique em "Inserir".

Obs: à esquerda você pode visualizar todos os grupos e subgrupos já existentes, para criar um novo subgrupo você só precisa selecionar o grupo o qual este será vinculado.



Feito isso será aberta a seguinte tela para que você escolha entre criar um novo grupo ou um novo subgrupo, dentro daquele que está selecionado na tela à esquerda. Após selecionar o que deseja, ambos seguirão os mesmos procedimentos de criação.



Ao selecionar a opção "Criar um grupo novo" o sistema abrirá uma página em branco para que você preencha a Descrição deste novo grupo, no seguinte campo:



Feito isso basta clicar no botão "Salvar" para que seja finalizada essa primeira parte do processo.

Para definir as permissões do grupo basta clicar no botão "Permissões" e selecionar aquelas que deseja que estejam disponíveis, através da janela que será aberta.



Por fim, para que você possa incluir os usuários neste grupo você precisa clicar no botão "Editar" e então preencher o campo "Usuário", preenchendo-o ou selecionando o botão "..." para que possa visualizar todos os usuários disponíveis. Feito isso, basta salvar para que fiquem ativas as configurações.