Causa
Quando for emitida uma NF-e (modelo 55) com os CFOPs vinculadas a exportação haverá a validação da Unidade Tributável incompatível com o NCM do Item.
Como resolver
1ª) Após excluir a NF-e, acesse o menu Comercial/Pedido e identifique na aba "Impostos" o NCM.
2ª) Após, verifique a unidade de estoque do item na aba Itens do Pedido.
3ª) Consulte a Tabela de Unidades Tributáveis no Comércio Exterior no Portal da NF-e, Documentos/Diversos e verifique a "Tabela de NCM e respectiva uTrib (Comércio Exterior) vigente, faça o download conforme exemplo abaixo:
https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=/NJarYc9nus=
Após fazer o download, verifique o NCM do seu produto, conforme a unidade tributária correta, que no exemplo é KG.
4ª) Para informar a Unidade Tributável do Exterior será necessário cadastrar ou verificar se já existe um Cadastro de Conversão.
Para maiores detalhes de como realizar um Cadastro de Conversão acesse:
No exemplo, o produto TESTE3 tem a unidade de estoque PC, mas precisou que fosse verificado o peso para cadastrar sua conversão em KG.
5ª) Unidade Tributável nos Itens do Pedido
Existe duas formas de informar a Unidade Tributável:
- Cadastro de Classificação Fiscal – NCM
No Cadastro de Classificação Fiscal - NCM, acesse a aba Exportação e informe no campo Unidade Trib. conforme consta na "Tabela de NCM e respectiva uTrib (Comércio Exterior)".
- Pedido
Caso não tenha vinculado no Cadastro de Classificação Fiscal - NCM a unidade para Exportação, acesse o Menu: Comercial/Pedido, acesse a aba Itens do Pedido, na seta ao lado do botão Itens selecione “Unidades tributadas..”, informe no campo Unidade Trib. conforme consta na "Tabela de NCM e respectiva uTrib (Comércio Exterior)
6ª) Valores Calculados
Após salvar o Pedido, os valores serão calculados, e serão demonstrados Qtd. Trib. e V. Unit. Trib. Todos os campos irão para o XML da NF-e.
Caso possua mais itens no Pedido, terás que verificar um por um na "Tabela de NCM e respectiva uTrib (Comércio Exterior)", conforme orientado no exemplo.
Pronto, salve as alterações e fature o pedido novamente.
Referências:
Anexo I - Leiaute e Regra de Validação - NF-e e NFC-e - https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=J%20I%20v4eN00E=